«Arrependei-vos, está perto o reino dos céus»

7 de dezembro de 2025 | 2.º Domingo do Advento Leituras | Comentário | Avisos | Boletim Está perto o Reino dos Céus. Esta era a palavr...

Calendário da Paróquia de Amor

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Agrupamento de Escuteiros 1166 - Amor celebra 30 anos de atividade

Texto na página do Agrupamento 1166
No dia 18 de novembro de 1995 nasceu o Agrupamento de Escuteiros 1166 Amor completando assim 30 anos de atividade ininterrupta como movimento juvenil e ao serviço da comunidade.

Nesse âmbito o Agrupamento no dia 23 de novembro de 2025, pelas 10h00, participa na missa de celebração do seu aniversário, em Amor, seguido de almoço partilhado, no salão paroquial de Amor, com todos os convidados, pais e familiares dos seus elementos e finaliza com o corte do bolo de anos.

Este Agrupamento faz parte do maior movimento de juventude no mundo, que desde o seu início em 1907, por iniciativa do seu fundador Sir Robert Baden-Powell, proporcionou a mais de 300 milhões de pessoas, em todo o mundo, a vivencia do seu ideal “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou”.

O Agrupamento 1166 Amor faz assim parte do maior, mais inspirador e inclusivo movimento de juventude do mundo, criando continuamente novas experiências de aprendizagem para todos os jovens, independentemente das suas origens sociais e culturais.

O inicio deste percurso deu-se por iniciativa de um grupo de “jovens” ativos, residentes na freguesia de Amor, que preocupados com a vivência dos jovens da freguesia procuraram encontrar um meio que pudesse apoiar os mesmos na sua educação cívica, moral e ambiental, tendo ainda por base a fé cristã.

Inspirado nos ideais e princípios do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE) começaram a cativar e desafiar outros jovens e adultos da freguesia para dar inicio ao projeto de criar um agrupamento na Paroquia de Amor, criando raízes fortes e duradouras, que persistem até aos dias de hoje, nos várias lugares e comunidades da freguesia de Amor.

No inicio eram apenas 40 pessoas, entre aspirantes a Lobito, Exploradores e Dirigente (Denominação de Educadores no CNE), que realizaram a sua promessa no dia 20 de abril de 1997 na Igreja de Amor, na presença de vários escuteiros da região e do Chefe Regional António Miguel Poças bem como do, já falecido, Padre Fernando Ferreira, pároco da freguesia na altura, mais tarde Assistente do Agrupamento.

Foi uma tarefa árdua de aprendizagem e descoberta para os todos que após um percurso de acreditação e formação de cinco anos e que com o crescimento constante no numero de elementos, Escuteiros e Dirigentes, foi integrado oficialmente pelo CNE, com a denominação de Agrupamento 1166 Amor através da ORDEM DE SERVIÇO NACIONAL N.º 487 DE 31 de MAIO DE 2000, citando, “Com sede em Amor. Patrono - São Paulo. Dele fazem parte: Alcateia - São Francisco; Grupo Explorador - São Jorge; Grupo Pioneiro - Rainha Santa Isabel”.

O 1166 Amor desde o seu começo tem vindo a consolidar não só em efetivo, na ultima década tem mantido um efetivo acima dos 100 elementos, sendo que mais de 400 jovens e adultos passaram ao longo dos últimos 30 anos pelo agrupamento, bem como ainda no que diz respeito às suas infraestruturas.

No seu início o agrupamento começou a sua atividade numa padaria descativada em Amor e mais tarde passou para a sua atual sede, uma casa doada pelo benemérito o Sr. Jacinto Duarte à Junta de Freguesia de Amor e cedida por esta em regime de contrato comodato, passando ainda pela constituição do Campo Dom Dinis, junto aos campos do lis, e sua passagem para o Campo dos Pirilampos, que atualmente é o parque de merendas da freguesia de Amor.

Este crescimento apenas foi possível pelas profundas raízes criadas, devido ao dinamismo dos fundadores, junto da comunidade e instituições locais e da sua inestimável disponibilidade, bem com pelo capital trabalho e dedicação de muitos escuteiros, dirigentes e pais deste agrupamento.

Contudo o agrupamento também teve os seus grandes desafios que colocaram em prova a sua persistência e resiliência, como foi o confinamento do COVID 19, e a tristeza da partida prematura para o eterno acampamento de quem passou pelo agrupamento ou quem ainda estava no ativo e com muito ainda para partilhar como foi o saudoso e muito querido de todos, o Dirigente Mário Rui Cruz.

Já foram centenas as atividades que o agrupamento organizou e nas quais participou, quer a nível nacional quer internacional, destacando-se em particular as atividades realizadas junto da comunidade da freguesia com a participação nas missas, nas festas religiosas, na distribuição do bolinho pelos doentes e acamados e o regular envolvimento nas atividades das várias associações locais.

Foram 30 anos de muitas atividades, alegrias e objetivos alcançados a nível geral e individual, atualmente trabalham juntos três gerações de escuteiros, em simultâneo, no agrupamento, temos pais, filhos e netos, temos casais que se conheceram neste movimento, pais e filhos que se juntaram ao movimento, todos da sua maneira deixam uma marca indelével, enfim é uma “grande família”.

Sem comentários:

Enviar um comentário