«Arrependei-vos, está perto o reino dos céus»

7 de dezembro de 2025 | 2.º Domingo do Advento Leituras | Comentário | Avisos | Boletim Está perto o Reino dos Céus. Esta era a palavr...

Calendário da Paróquia de Amor

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Bênção das Mochilas no início do novo ano escolar e catequético


No dia da Apresentação e Compromisso dos Catequistas em cada um dos centros, que marca o início do novo ano de Catequese, haverá também a Bênção das Mochilas.

Convidam-se todos os alunos, crianças, adolescentes e jovens, a levar as suas mochilas para a celebração da Missa para pedir a bênção de Deus para o novo ano escolar, que está também ainda no seu início.

- Nos Barreiros, será a 4 de outubro, sábado, às 18h.
- Em Amor, a 5 de outubro, domingo, às 10h.
- No Casal dos Claros e Coucinheira, sábado, dia 11 de outubro, às 19h30.

O que vemos neste quadro?

28 de setembro de 2025 | 26.º Domingo do Tempo Comum
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Lázaro: o nome significa «Deus socorre», e é o único personagem de uma parábola de Jesus que tem nome... Em contraste com o rico que é apenas «o rico» que, na sua riqueza, permanece de olhos fechados àquele que tem apenas a atenção dos cães que lhe vêm lamber as chagas. Ao dar-lhe nome, Jesus diz-nos que para Ele, e para o Pai, aquele pobre não passa despercebido: Jesus vem compensar o olhar vazio e anónimo do rico, na sua atenção preferencial para com os últimos.

E é este mesmo olhar que nos convida a ter: um olhar que não deixa o outro, com a sua realidade e necessidade, na indiferença. É verdade que facilmente nos concentrarmos no banquete em primeiro plano, mas lá atrás está alguém por terra...

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Dia Paroquial do Doente e do Idoso

O Dia Paroquial do Doente e do Idoso foi vivido no domingo 21 de setembro, no Casal dos Claros e Coucinheira, juntando mais de uma centena e meia de participantes de toda a Paróquia.

Esta iniciativa, organizada pela Conferência São Vicente de Paulo da paróquia de Amor, procura proporcionar aos doentes e idosos da paróquia, todos os anos, um dia de encontro e convívio. Começou com a celebração da Eucaristia, na igreja do Casal dos Claros e Coucinheira, pelas 11h30, seguindo-se o almoço de convívio do salão desta Comunidade.

Entre tantas outras ofertas, e a colaboração de voluntários para os diversos serviços, também esteve um grupo de jovens e dirigentes do Agrupamento de Escuteiros de Amor, que colaborou no serviço do almoço que se prologou, num ambiente de convívio, entre os participantes e seus acompanhantes, jovens e membros do grupo da Conferência São Vicente de Paulo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Nova Comissão Administrativa de Amor

No domingo 21 de setembro de 2025, durante a celebração da Missa, tomou posse a nova Comissão Administrativa de Amor, constituída por seis elementos: Belisa Maria Gaspar Brites Santos, David Jorge Carvalho Inácio, Felisbela Maria Esperança Alves, Mário João dos Santos Pereira, Miguel Jorge Bernardes Alexandre e Olívia Rola Rodrigues.

A Comissão assume a missão de, durante os próximos três anos, "guardar, conservar, aumentar e defender os bens, valores e interesses confiados à igreja de Amor", "administrá-los bem e fielmente", e "desempenhar com honradez e perfeita lealdade as obrigações do cargo", defendendo sempre "os interesses da Igreja, cumprindo as orientações do Bispo e Pastor desta Diocese de Leiria-Fátima".

Estiveram presentes os elementos da anterior Comissão, Eduardo, Lurdes, Jacinto, Roberto, Soledade e Suzel, a quem o Pároco e a Comunidade agradeceram pelo seu trabalho ao longo dos últimos anos. Na passagem de testemunho, foram apresentadas as contas da igreja de Amor, agradeceram a colaboração de todos, e pediram para que a Comunidade continue a apoiar a missão destes elementos que agora iniciam a sua missão. Nas palavras iniciais, a nova Comissão agradeceu a confiança neles depositada e a colaboração de todos, com quem continuam a contar nesta sua missão. Como gesto simbólico, foi entregue uma chave da igreja à nova Comissão.

Numa linha de colaboração e divisão de responsabilidades e tarefas, as Comissões desempenham um papel fundamental na dinamização das Comunidades, além de se integrarem nos principais órgãos de reflexão e decisão paroquiais, como o Conselho Pastoral Paroquial, e o Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Amor.

A nova Comissão Administrativa da Igreja de Amor estará em funções até 2028.

Neste mesmo dia, foi apresentado à Comunidade, pela Comissão de Acompanhamento criada para o efeito, o projeto de restauro da igreja de Amor, que necessita de obras de conservação desde os telhados até ao chão, uma obra que terá um custo bastante significativo, e para o qual necessita do apoio de toda a Paróquia.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Seis Caminheiros fizeram a Partida

A grande atividade de Verão, o ACAGRUP, que levou o Agrupamento de Escuteiros 1166 de Amor até à Galiza, marcou também o pedido formal da Partida por parte de seis dos Caminheiros do Clã. Aprovado o pedido, marcou-se esta celebração para o passado dia 13 de setembro, sábado, a decorrer na Eucaristia vespertina no casal dos Claros e Coucinheira.

A Partida é o momento em que se reconhecem os jovens caminheiros, após toda a vivência no escutismo, e em particular dos últimos anos como Caminheiros, prontos para abraçar os desafios na sociedade e na Igreja, com a "bagagem" que lhes foi dada na sua caminhada ao longo dos anos de Escutismo: reconhece-se que estão no caminho para o Homem Novo, no seguimento de Jesus Cristo e do compromisso cristão na vida adulta.

É um dia de emoções, por se ver partir alguns jovens que estiveram no Agrupamento durante vários anos, mas também de alegria, por se sentir que se está a ajudar jovens a crescer integralmente, e de esperança, pois se confia na sua vontade de avançar com determinação na construção de um mundo sempre melhor do que o encontraram. À Barbara e à Camila, ao Eduardo e ao Francisco, ao João e à Maria João: "Boa Caça!" E não se esqueçam: convosco levam a Mochila, com a Tenda, o Pão e a Palavra. Na mão e Vara Bifurcada, e nela a Luz para vos guiar nos caminhos da vida!

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Discernir e agir, com gestos de conversão

21 de setembro de 2025 | 25.º Domingo do Tempo Comum
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

A ambiguidade do dinheiro e a sua capacidade de perverter o coração do homem aparece na parábola em que Jesus apresenta como modelo o "administrador desonesto": modelo, obviamente, não pela sua desonestidade, mas porque, no momento em que é demitido, agiu com esperteza. No coração desta página evangélica está a decisão radical a que o homem é chamado para entrar no Reino de Deus. Esta decisão exige qualidades que são exemplificadas no administrador que reagiu de forma decidida quando a sua má gestão foi descoberta.

No momento de crise, o administrador demonstra "poder de encaixe", de aceitação da realidade, da nova situação que ele próprio criara (“Que farei, pois o meu senhor vai tirar-me a administração?"). Reconhece os seus limites, as suas incapacidades e impotências (“cavar não posso; de mendigar tenho vergonha”). Reconhece a necessidade de decidir, de fazer escolhas, preparando o que se seguirá: e age de acordo com o que lhe perspectiva um futuro bom. A exemplaridade deste homem corrupto não está, portanto, em agir sem escrúpulos, mas em discernir de forma realista a situação crítica em que se encontra e em saber reagir a essa situação.

A questão de Jesus, no entanto, diz respeito aos "filhos da luz": como é que perante a questão essencial da vida, a construção do Reino na e com a sua vida, não sabem discernir a hora, a proximidade do Reino e reagir de imediato com gestos de conversão, essenciais à salvação?

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Nova Comissão Administrativa dos Barreiros

No sábado 13 de setembro de 2025, durante a celebração da Missa vespertina, tomou posse a nova Comissão Administrativa dos Barreiros, paróquia de Amor, constituída por seis elementos: André Carvalho Jorge, Filipe dos Santos, Humberto Jorge Pires dos Santos, Leonilde Esperança Feliciano, Maria Isabel Mónica Duarte e Maria Gracinda Lopes Donzelo. A Comissão assume a missão de, durante os próximos três anos, "guardar, conservar, aumentar e defender os bens, valores e interesses confiados à igreja dos Barreiros", "administrá-los bem e fielmente", e "desempenhar com honradez e perfeita lealdade as obrigações do cargo", defendendo sempre "os interesses da Igreja, cumprindo as orientações do Bispo e Pastor desta Diocese de Leiria-Fátima".

Estiveram presentes os elementos da anterior Comissão, Albertino, Carla, Florinda, Hélder e Manuel, a quem o Pároco e a Comunidade agradeceram pelo seu trabalho ao longo dos últimos anos, juntamente com a Célia que não pôde estar neste dia. Na passagem de testemunho, foram apresentadas as contas da igreja dos Barreiros, agradeceram a colaboração de todos, e pediram para que a Comunidade continue a apoiar a missão destes elementos que agora iniciam a sua missão. Nas palavras iniciais, a nova Comissão agradeceu a confiança neles depositada e a colaboração de todos, com quem continuam a contar nesta sua missão, de modo particular com as catequistas, grupo coral e organista, ministros extraordinários da comunhão, zeladores da igreja, acólitos, comissão de festa, e todos os que de alguma forma colaboram na vida desta Comunidade. Como gesto simbólico, foi entregue uma chave da igreja à nova Comissão.

Numa linha de colaboração e divisão de responsabilidades e tarefas, as Comissões desempenham um papel fundamental na dinamização das Comunidades, além de se integrarem nos principais órgãos de reflexão e decisão paroquiais, como o Conselho Pastoral Paroquial, e o Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Amor.

A nova Comissão Administrativa da Igreja não-paroquial dos Barreiros estará em funções até 2028.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Cruz: sinal de um amor até ao fim

14 de setembro de 2025 | Festa da Exaltação da Santa Cruz
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim
Nicodemos está interessado em entender o projeto de Jesus. O que é que Jesus pretende? Qual é o seu objetivo? Em resposta, Jesus expõe o projeto que o Pai lhe confiou. Ele “desceu do céu”, por mandato de Deus, para vir ao encontro dos homens e para apontar aos homens os caminhos que conduzem à vida verdadeira. Por detrás dessa iniciativa de Deus, está o amor infinito que Ele sente pelos seus filhos que peregrinam na terra. Jesus irá dizer aos homens – com a sua vida, com as suas palavras, com os seus gestos – que Deus os ama com um amor sem igual; e irá convidá-los a acolherem esse amor e a deixarem-se conduzir pelo amor. Chegará até o dia em que Jesus oferecerá a sua vida até ao extremo, até ao dom total de si mesmo, para fazer nascer um mundo novo. Os que olharem para o Crucificado, aprendem a lição do amor. Aqueles que o amor transformar estão destinados à comunhão plena com Deus.

Para que tudo isso seja mais claro para Nicodemos, Jesus recorre a um episódio da história de Israel: como a antiga serpente de bronze, Jesus será, para todos aqueles que o contemplarem, sinal visível do amor de Deus, fonte de vida eterna.

Sempre que olhamos para a cruz de Jesus, tomamos consciência do amor de Deus e da salvação que esse amor nos veio oferecer. E comprometemo-nos a seguir os passos de Jesus e a construir um mundo onde o amor esteja verdadeiramente presente.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Unidade Pastoral 4 reúne no início de novo ano pastoral

Para começar a lançar o próximo ano pastoral, o primeiro após a reorganização pastoral da Diocese e a criação das Unidades Pastorais (UP), reuniu um pequeno grupo de representantes das paróquias da UP 4 (Amor, Carvide, Monte Real e Vieira de Leiria), constituído pelos Secretariados Permanentes dos Conselhos Pastorais Paroquiais, e os três padres que estão ao serviço destas comunidades.

O encontro teve lugar no dia 4 de setembro, em Carvide. Após um momento inicial de oração, fez-se uma apresentação global do tema diocesano para o ano pastoral de 2025 – 2026, lançando, assim, a reflexão para algumas propostas práticas que possam ajudar a cimentar a unidade, partilha e interajuda entre as paróquias, e fomentar a participação e corresponsabilidade de todos.

Entre outros pontos, salientou-se a possibilidade de colaboração na criação e formação de Equipas de Preparação para o Batismo, da colaboração no acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens da catequese, nomeadamente na preparação para o Crisma, da possibilidade de realizar encontros de formação e partilha para a UP, de promover uma proposta de encontros mensais de oração para as paróquias em conjunto.

Para já, ficou agendado um encontro para dar início ao “Dia da Unidade Pastoral”, que será, este ano de 2025, a 25 de outubro, domingo, com programa ainda a definir. Ficou também escolhido, como proposta para nome da UP 4, “Campos do Lis”.

O que é prioritário na minha vida?

7 de setembro de 2025 | 23.º Domingo do Tempo Comum
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Seguir Jesus não se trata apenas de acolher umas «palavras bonitas». Jesus, ao ver a multidão que O segue, fala das exigências de uma vida que opta decididamente pelo «Reino»: mais que os interesses familiares (preferir ao pai, à mãe....), mais que os interesses pessoais (tomar a cruz), mais que o acumular de riquezas (renunciar aos bens), a opção por seguir, em liberdade, no concreto da vida, as exigências do Evangelho com todas as suas consequências, capaz de ir (tantas vezes...) contra a corrente.

O que é prioritário na minha vida? Serei capaz de optar por construir esta «torre», de vencer este «combate»? Jesus não nos quer fazer desanimar, mas sim tomar consciência que optar por Ele exige, é um caminho de exigência, não de facilitismo. Um caminho que envolve um ato de vontade, a opção pelo amor, na liberdade e responsabilidade, capaz de dar verdadeiro sentido e significado à vida.