Apoio às vítimas da tempestade Kristin

  Para mais informações:  https://www.leiria-fatima.pt/caritas-de-leiria-fatima-cria-fundo-de/

Calendário da Paróquia de Amor

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

O segredo desta família

28 de dezembro de 2025 | Festa da Sagrada Família
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Na celebração da Festa da Sagrada Família, o texto do Evangelho apresenta-nos uma família que, como qualquer família se defronta com crises, dificuldades e contrariedades.

No entanto, esta é uma família onde cada membro está solidário com o outro e está disposto a partilhar os riscos que o outro corre. Esta é uma família onde cada membro aceita renunciar ao comodismo e sacrificar-se para que o outro possa viver. Esta é uma família onde os problemas de um são os problemas de todos e onde todos estão dispostos a arriscar, quando se trata de defender o outro… Por isso, é uma família que se mantém unida e solidária.

É também uma família onde se escuta a Palavra de Deus e onde se aprende a ler os sinais de Deus. É aí que consegue encontrar as soluções para vencer as contrariedades e para descobrir os caminhos a percorrer, a fim de assegurar a cada um dos seus membros a vida e o futuro.

É, ainda, uma família que obedece a Deus. Diante das indicações de Deus, não discute nem argumenta: cumpre à risca os desígnios de Deus, e é precisamente isso que assegura a esta família um futuro de vida, de tranquilidade e de paz.

O segredo desta família é a confiança e a fidelidade, alicerçada no encontro com Deus: e este é também o caminho de qualquer família rumo a esta santidade do quotidiano, pronta a enfrentar as crises, dificuldades e contrariedades que sempre batem à porta…

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Um nome que é missão: "o Senhor salva"

21 de dezembro de 2025 | 4.º Domingo do Advento
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim
Ao aproximar-se a celebração do nascimento de Jesus, o 4.º Domingo do Advento oferece-nos o texto do anúncio do Anjo a José. No sonho, ele percebe a sua própria missão, mas também, e fundamentalmente, a missão de Jesus: Jesus é Aquele que assume o seu nome na plenitude, pois “Jesus” significa “o Senhor salva”. E Ele salva-nos de facto!

Fazendo-se um connosco, Jesus Cristo traz à humanidade a plenitude da sua divindade e vive a humanidade da forma mais plena. Por isso, Ele é o «caminho, verdade e vida» daqueles que aceitam o projeto de serem plenamente Homens no seu seguimento, para se encaminharem para Deus.

Jesus salva-nos de facto pois nos dá a possibilidade de viver plenamente a nossa humanidade, como Ele o fez, de correspondermos ao sonho de Deus, como Ele o fez, de confiarmos no Pai, como Ele o fez. Seguir Jesus é aventurar-se neste caminho de salvação que restabelece a humanidade que, pelo pecado, se afasta da sua mais verdadeira e autêntica humanidade.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

És mesmo Tu? Como posso reconhecer-Te?

14 de dezembro de 2025 | 3.º Domingo do Advento
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

João Baptista, na prisão por não temer dizer a verdade, manda emissário a Jesus: «És tu Aquele que há de vir ou devemos esperar outro?» E a resposta que lhe levam de volta é feita de «sinais»: os gestos, a ação, a presença, o anúncio de Jesus são os «sinais» da presença do «Reino de Deus» já no meio dos homens, de que falavam as profecias.

A dúvida de João leva-o a procurar. Talvez esperasse um «messias» diferente. Mas não se fecha nas suas ideias pré-estabelecidas, está aberto à novidade de Deus. Pelos sinais, pode reconhecer que, de facto, Jesus é Aquele que ele, João, vem anunciar e mostrar já presente.

Os «sinais» de Jesus continuam atualmente presentes e dão a possibilidade (a quem, como João, se abre à novidade de Deus) de reconhecer em Jesus o Messias. Quantos, ao encontrar-se com Ele, têm um novo olhar para a vida! Quantos caminham com novo impulso, se curam do pecado e de tudo o que nos retira da verdadeira vida! Quantos, acolhendo a mensagem de Jesus, se abrem à relação e à comunhão, à reconciliação e ao perdão! Quantos encontram sentido para a vida na ressurreição! Quantos encontram na Palavra que é Jesus uma boa nova que preenche de esperança, de confiança, de amor, os limites da nossa pequenez!

Felizes, diz Jesus, são aqueles que não encontram n'Ele motivo de escândalo, mas são capazes de acolher o Messias tal como Ele é, de O acolher e de O seguir na aventura de uma vida vivida no Amor.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

«Arrependei-vos, está perto o reino dos céus»

7 de dezembro de 2025 | 2.º Domingo do Advento
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Está perto o Reino dos Céus. Esta era a palavra de ordem de João Batista aos seus contemporâneos. Fechados em si mesmos, longe dos caminhos de Deus, aos poucos ia desvanecendo a certeza de que o Senhor estava no meio deles. A voz de João aparece então como um grito que apela à mudança.

João é, ainda hoje, aquela voz que clama nos desertos da nossa vida e nos diz: «Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas». É aquela voz que nos alerta para a necessidade de converter o nosso coração para acolher o Senhor que veio no Deus menino do presépio, que virá, no fim dos tempos, como Rei e Senhor, e que continuamente vem às nossas vidas como consolador dos corações.

Que este Advento seja um verdadeiro tempo de preparação do coração e da vida para acolher a vinda do Senhor Jesus!